Exercícios aeróbios emagrecem mesmo?
![](https://static.wixstatic.com/media/1dcf2601b1fb4065a32ca5a150da19c1.jpg/v1/fill/w_980,h_653,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/1dcf2601b1fb4065a32ca5a150da19c1.jpg)
Do ponto de vista do emgrecimento, será que realizar aquela boa e velha caminhada é mesmo uma boa idéia para perder peso? A resposta é NÃO! Com o tempo e muita pesquisa, alguns paradigmas estão sendo quebrados e a verdade está vindo a tona. Para explicar o porquê da ineficiência do exercício aeróbio de longa duração e baixa intensidade, precisamos voltar no tempo e entender como era a vida dos nossos antepassados. ''Parte do nosso DNA que controla o metabolismo foi moldada há dezenas de milhares de anos, ou seja, em uma época em que éramos nômades e tínhamos acesso irregular à comida. Quando acabava a comida em um lugar tínhamos que fazer longas caminhadas atrás de alimento e tudo isso com uma dieta precária. Para sobrevivermos à esse período de privação, aprendemos a preservar nossas reservas de energia (leia-se gordura) em períodos em que o alimento era escasso, ou seja, nosso metabolismo se torna mais lento e passamos a acumular mais gordura. Hoje, quando alguém se priva de comida e faz atividades de longa duração, o corpo entende que está passando por um período crítico e acaba ativando esse mesmo mecanismo de sobrevivência.'' (Paulo Gentil)
Em resumo, a privação de alimento combinada com a prática de exercício aeróbio como por exemplo, a caminhada, é sim uma péssima alternativa se você pretende diminuir o seu percentual de gordura. As evidências científicas mostram claramente que, a combinação de uma dieta balanceada com a prática de exercícios executados de forma mais intensa e menos prolongada, é sim uma melhor alternativa se você pretende emagrecer. Entenda que a prática da caminhada vai te trazer outros inúmeros benefícios mas, se você pretende perder peso, existem alternativas melhores e mais eficientes.